terça-feira, 19 de março de 2013

PREFEITO EDUARDO PAES E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DA PRIMEIRA VISITA DE PROFESSORES AO MAR


Educadores conheceram também a Escola do Olhar, que oferecerá cursos, seminários, palestras, midiateca e biblioteca para formação dos docentes das escolas da Prefeitura

04/03/2013  
Autor: Isabella Amorim

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participaram na manhã deste sábado (dia 2) da visita inaugural para os professores das escolas da Prefeitura ao Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.  Ao longo do dia, pelo menos 600 professores e seus familiares conheceram a Escola do Olhar, que é interligada ao Museu, e o pavilhão de exposições, com quatro mostras inaugurais. Os educadores puderam participar ainda de uma visita panorâmica ao Museu, mediada por estudantes universitários formados especialmente para esta função. O museu, que abre à visitação pública a partir de terça-feira,
dia 5, é uma parceria da Prefeitura do Rio com a Fundação Roberto Marinho.
 
Por meio da Escola do Olhar, o MAR vai atuar de maneira integrada, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na formação continuada dos professores das escolas municipais  e de seus alunos.
 
- É muito importante ampliar o repertório cultural dos nossos alunos. Introduzimos desde o 1º Ano o ensino de Artes e junto a isso vamos possibilitar visitas a museus como o MAR e a Escola do Olhar que fica ao lado. Essa integração é fantástica para os alunos que vão crescer
não só valorizando as artes, mas também sabendo ler obras de artes – contou a secretária de Educação, Claudia Costin.
 
A Escola do Olhar vai oferecer aos professores cursos de média e longa duração, seminários, workshops, espaços de pesquisa, salas de aula, midiateca e biblioteca, por meio de parceria com as universidades, instituições museológicas, ONGs e programas de educação não formal.
 
Para o prefeito Eduardo Paes, o grande diferencial do MAR é integrar num mesmo local museu e espaços para a aprendizagem, através da Escola do Olhar.
 
- Um museu ao lado de uma escola e uma escola ao lado de um museu é algo totalmente inédito. A Escola do Olhar vai permitir que os professores da rede municipal possam se qualificar e os alunos possam ter contato de perto com a arte. Esse contato vai permitir ganhos fantásticos para essas crianças – disse o prefeito Eduardo Paes.
 
O progama de formação continuada de professores e de apoio ao Ginásio Experimental de Artes Visuais (GEA) também localizado na Praça Mauá, a poucos metros do museu, vai inter-relacionar o cotidiano escolar às exposições e programas do MAR e colaborar no desenvolvimento de atividades antes, durante e depois das visitas educativas. O objetivo é integrar o campo de conhecimento do professor num processo de fazer, pensar e apreciar arte.
 
Os alunos das escolas da Prefeitura farão visitas ao MAR, onde vão intensificar sua percepção sobre a arte, a cultura e a cidade do Rio. As visitas educativas vão proporcionar aos estudantes desenvolvimento de projetos educativos teóricos e práticos com os professores.

Matéria extraída do site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=3650228

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nosso aprimoramento...